Alguns Queijos do Mundo


Appenzell




Este queijo suico de leite integralde vaca, criado em 1282, tem exterior amarelo-dourado, sabor delicado e frutado, devido ao banho de vinho ou cidra que toma enquanto é curado. Torna-se picante com a idade.







Banon



Queijo de cabra francês originário da Provença, é curado em folhas de castanheiro e, às vezes, lavado com conhaque. Tem consistência macia a semimacia e um sabor levemente cítrico.





Blue Brie
 




Queijo francês de leite de vaca com veios de bolor azul, cremoso.

 
 
   
C2



Queijo australiano de leite pasteurizado de vaca, tem textura densa e compacta e sabor adocicado e com toques de amêndoa. É prensado em argolas de madeira antes de envelhecer entre 6 e 12 meses.




Cambozola

Queijo alemão de leite de vaca pasteurizado. Criado em 1970, é macio, cremoso, amanteigado. Pode ser considerado uma mistura de Camembert e Gorgonzola.





Camembert


Mundialmente famoso, esse queijo francês de leite de vaca tem casca branca e interior macio e cremoso. Foi produzido pela primeira vez em 1500, mas só se tornou uma marca em 1790, na vila de Camembert.

 
 
 
 
 
Cantal
Queijo originário da região de Auvergne, na França, é um dos queijos mais antigos do país, datado de 2000 anos. Seu nome, Cantal, deriva da montanha de mesmo nome ao redor da qual é produzido. Feito de leite de vaca, tem textura semifirme, macia e sabor amendoado.

 
 
 
 
Castelo Branco




Produzido na região de Beira Baixa, em Portugal, este queijo de leite não-pasteurizado de cabra e ovelha tem sabor levemente pegajoso. Também chamado de Cabreiro.

 
 
 
 
Catupiry


Tipo de requeijão processado criado no Brasil na década de 30 por imigrantes italianos.



 
 
 
 
 
 
 
Chancliche
Também conhecido como shanklish, shanklees, sorke ou surke, é um tipo de queijo árabe quebradiço feito com leite de vaca ou ovelha, original da Síria e do Líbano. É preparado em bolas que podem ser envolvidas por temperos ou pimenta. Após a maturação, tendem a tornar-se mais fortes e duros. É normalmente comido amassado, misturado a tomate e cebola picados finos e azeite de oliva.

 
 
 
Cheddar
Este queijo de leite de vaca pasteurizado e não-pasteurizado, originário da vila de Cheddar, na Inglaterra, é um dos mais famosos do mundo. É um firme e seu sabor varia de suave a ácido e cor, do branco ao laranja (nesse caso, leva urucum). Em nada lembra o cheddar processado americano.

 
 
 
 
 
Cotage

Queijo fresco francês feito de leite de vaca integral, magro ou semi-magro. Por ter baixa porcentagem de gordura, é muito perecível: dura, em média, 10 dias em geladeira.

 
 
 
 
 
 
Cotija


Queijo mexicano de leite de cabra e vaca. As versões jovens são suaves e firmes; as curadas, duras e secas. Seu sabor é salgado.

 
 
 
 
 
 
 
 
Danish blue


Este complexo queijo dinamarquês de leite de vaca lembra o Roquefort, mas tem um sabor só dele, mais amanteigado e salgado. O semimacio danablue pode ser fatiado, moído e amassado com igual facilidade. É excelente com frutas, pão preto e vinho tinto

 
 
  
Dunlop



Natural da Escócia, este queijo de leite de vaca é bem tenro quando jovem e fica mais ácido com a idade. É delicioso com pães e derrete muito bem.

 
 
 
 
 
   
Feta


Queijo coalhado salgado e farelento típico da Grécia, feito com leite de cabra e de ovelha. Produzido há séculos, citações sobre ele podem ser encontradas até no Odisséia, de Homero.

 
 
 
 
 
 
   
Fontina

Também chamado de Fontina Val d’Aosta , é um dos melhores queijos italianos. Semifirme porém cremoso, Fontina é feito de leite de vaca e tem 45% de gordura. Seu sabor suave, com toques de amêndoa, o faz perfeito para todos os usos.

 
 
 
 
  Gjetost


Feito de combinação de leite de cabra e soro de leite de vaca, este queijo norueguês é bem doce com sabor caramelado. A cor amarronzada e a doçura resultam de um cozimento longo, até que o leite comece a virar doce. Maravilhoso com pão preto.

 
 
 
 
 
 
  Gorgonzola
Com o mesmo nome de uma cidade italiana perto de Milão, Gorgonzola é um dos melhores queijos italianos. Este queijo de leite de vaca pasteurizado e não pasteurizado é rico e cremoso com um sabor pungente ao final. Quando envelhecido mais de seis meses, o sabor e o aroma ficam ainda mais intensos. É perfeito como acompanhamento de pêras, maçãs e pêssegos e vai muito bem com vinho tinto.



Gouda
Queijo holandês mais exportado, tem como características seu interior amarelado e pequenos buraquinhos. Com sabor amendoado, é muito parecido com o Edam, mas sua textura é um pouco mais cremosa devido a maior quantidade de gordura. Ele pode ser feito de leite integral ou semidesnatado de vaca e envelhece de algumas semanas até quase um ano. O Gouda mais novo tem sabor suave, enquanto o curado lembra o cheddar. É especialmente bom com cerveja, vinho tinto e pão preto.


Leyden


Com a adição de kummel ou cominho, este queijo alemão é feito da combinação de leite semidesnatado de vaca e soro de leite. Seu sabor picante o torna delicioso para lanches.

 
 
   

Limburger


Sem dúvida, o queijo mais fedido do mundo, Limburger (originário da Bélgica) é feito de leite de vaca e tem sabor forte, pungente e amadurece cerca de 3 meses. Seu sabor é muito mais suave que o aroma. Ótimo serivdo com comidas que levem cebola, pão preto e cerveja preta.



Liptauer


Queijo húngaro de leite de ovelha, contém cerca de 45% de gordura. Cremoso, fresco, tem sabor suave e geralmente vem temperado com ervas, cebola, alho e páprica. Fica ótimo com cervejas claras e vinho branco.

 
 
 
 
 
 
 
Majorero


Queijo espanhol prensado, originário de Fuerteventura. É produzido com leite de uma raça de cabras própria das Ilhas Canárias e vendido fresco ou curado. ao natural, com gófio (cereal típico) ou páprica. Tem consistência firme e amanteigada.





Manchego




Queijo espanhol mais famoso, tem esse nome por ser feito do leite da raça de ovelha manchego. É dourado, semifirme e de sabor suave. O curado é envelhecido de 3 a 4 meses e o viejo, até um ano. Maravilhoso como snack e derrete muito bem em pratos gratinados.



Maroilles




Queijo francês de Flandres, é quadrado, forte, acre, com casca embebida diversas vezes em salmoura. Amadurece em quatro meses.






Mascarpone




Originário da região da Lombardia, na Itália, mascarpone é um double cream ou triple cream feito de leite de vaca. Tem cor de pérola, é macio e delicado. Muito versátil, pode ser misturado a outros ingredientes e , ás vezes, vendido adoçado misturado a frutas. Um dos ingredientes fundamentais do Tiramisú.




Mimolette




Queijo de origem holandesa, lá chamado de “Edam”. A produção na França foi iniciada no século XII quando o ministro Frances Colbért proibiu a importação de produtos estrangeiros. Inicialmente produzido na na cidade de Lille, hoje é feito em todo o norte da frança. É chamado de Mimolette ou de Boule de Lille.



Minas




Criado em Minas Gerais no final do século 19. É úmido, tem sabor suave quando fresco e se torna ácida quando é curado.








 
Monterey Jack cheese

O nome vem da região aonde é feito, Monterey, na Califórnia. É um queijo versátil feito de leite integral, semidesnatado ou desnatado de vaca. A versão não envelhecida tem cor parecida com manteiga, textura semimacia. É ótimo para sanduíches. O envelhecido tem cor amarela forte, textura firme e sabor mais ácido e é muito usado para gratinados.



Mussarela


Criada no sul da Itália, este queijo com ótimo derretimento é feito através de um processo chamado de pasta filatta, na qual o leite coalhado é mergulhado em soro de leite quente, então esticado e amassado até adquirir a consistência desejada.




Panir




Queijo fresco indiano feito de leite integral de vaca ou búfalo e coalhado com suco de limão ou lima.


 
 
 
Parmesão




Sem dúvida, o rei dos queijos italianos, originário de Parma e feito de leite de vaca. Tem sabor fino e é usado principalmente para ralar. Acompanha muito bem frutas.



Pecorino


Na Itália, queijos feitos de leite de ovelha são chamados de pecorino. A maior parte deles é envelhecida e classificada como Grana. Contudo, o jovem e não envelhecido ricotta pecorino é macio, branco e de sabor suave. O mais conhecido pecorino envelhecido é o Pecorino romano.




Petit Suisse




Rico e macio queijo francês que, por conter de 60% a 75% de gordura, está entre o double e o triple cream cheese. Tem a consistência parecida com a do requeijão e sabor delicado, adocicado. É maravilhoso servido como aperitivo e com frutas.



Prato




Receita brasileira criada por imigrantes dinamarqueses. Amarelado, casca mole, é muito usado em sanduíches.




Provolone



Queijo italiano compacto e duro e de cor amarelada, é feito pelo método pasta filatta (na qual o leite coalhado é mergulhado em soro de leite quente, então esticado e amassado até adquirir a consistência desejada) . No Brasil, costuma ser vendido na forma defumada.




Queijo coalho




Criado no nordeste brasileiro, ele é mais ácido e salgado e costuma ser assado em espetinhos na brasa.




Requeijão




Criado no Brasil, é o resultado da fusão da massa de queijo branco coalhada e creme de leite.










Ricota




Queijo italiano branco e de sabor adociçado. É feita do soro de leite drenado durante o processo de fabricação de mussarela e provolone. A palavra ricotta significa “recozido” e vem do fato desse queijo ser feito pelo aquecimento do soro de outro queijo.




Roquefort


Um dos mais antigos e conhecido queijos do mundo. Azul, por conta do bolor ao qual é exposto, é apreciado desde a Roma antiga. Feito de leite de ovelha, envelhece por 3 meses ou mais em cavernas de pedra calcária na vila de Roquefort, sudoeste da França. Tem textura cremosa com sabor vibrante, picante e, por vezes, salgado.




Serra da Estrela




Queijo português da região do Beira, é feito de leite não-pasteurizado de ovelha. Tem textura levemente esponjosa e macia. O sabor é ricamente amanteigado e salgado. É produzido há 800 anos e é considerado o melhor queijo do país.



Scamorze




Originariamente, feito de leite de búfala, este queijo italiano contém 44% de gordura e tem sabor de nozes.





Soumaintrain


Queijo francês de leite pasteurizado e não pasteurizado de vaca com teor de gordura em torno dos 45%. Cremoso, com a idade desenvolve um complexo sabor com toques de segurelha. Durante sua maturação é escovado com Brine (mistura de água e Marc, destilado de casca e semente de uva) o que lhe dá uma casca de tom alaranjado.




Stilton



Queijo azul inglês feito de leite de vaca integral e envelhecido de 4 a 6 meses, tempo durante o qual é várias vezes espetado para ativar um tipo de bolor (o mesmo do Roquefort). Seu sabor lembra o do cheddar, porém um pouco mais azedo. Combina bem vinho do porto.




Stracchino




Queijo fresco de leite de vaca da região da Lombardia, Itália, contém 50% de gordura. Seu sabor é adocicado e delicado, um pouco mais ácido do que o do Cream cheese.

 
 
 
 
Suiço




Termo genérico para rotular queijos que tenham cor amarelo- pálida, sabor levemente amendoado e grandes buracos.

 
 
 
 
 
Tetilla




Originário da Galícia, na Espanha, este é um dos poucos queijos espanhóis feito 100% de leite de vaca. É leve e cremoso.